quarta-feira, 11 de abril de 2012

Enfermeira

                                            


Fui à CPA (Centro de Procedimento e Apoio) da Unimed na Avenida Celso Garcia, Tatuapé.
Fui fazer exames de sangue e tomar minha injeção: Sandostatin-LAR (acetato de octreotide).
Vou direto ao laboratório Lavoisier, faço o exame e sou informada que preciso retornar duas horas após o almoço para realizar exame de glicose. Ok. O problema aqui é que fui atendida por uma enfermeira que não sabia quais tubos usar para depositar o sangue coletado e perguntava tudo à colega que também estava ocupada com outra paciente. A enfermeira atrapalhada também não usou luvas para coletar o sangue, o que traz riscos para mim e para ela também.
Bom...
Vou ao outro balcão e pergunto se é preciso fazer nova ficha para eu ser atendida e tomar meu remédio: sim.
Faço a bendita ficha e aguardo impacientemente meu nome ser chamado. Havia muita gente, muitos bebês chorando e para contribuir com o caos existente, o prédio está em obras. Era praticamente impossível ouvir o nome ser chamado em meio à vozes, choro e marteladas.
Os pacientes se acotovelavam em frente à porta da triagem para poder ouvir seus nomes serem chamados e isso deixou o local parecendo um mercado de peixe na semana santa.
A cada instante saía um médico ou um enfermeiro segurando fichas e berrando os nomes dos pacientes; já outros enfermeiros com voz mais delicada iam mais próximo dos pacientes para chamá-los. 
Sou chamada, entro e aguardo.
A enfermeira me chama e eu entrego a injeção para ela e explico, ou tento explicar, sobre o modo correto de manipular e aplicar o remédio alto custo. A simpática profissional da saúde não gosta que eu explique e acha que eu estou dando-lhe aula sobre como aplicar uma injeção. Mas não é uma injeção comum.
Ela abre a caixa e estranha as duas agulhas, o frasco-ampola e sistema de aplicação. A enfermeira fica sem graça, dá uma risadinha amarela e diz: "Eu nunca apliquei esse remédio, é diferente, eu não conheço".
"Pois era exatamente o que eu estava tentando dizer!".
Deve-se misturar lentamente e delicadamente o pó ao líquido e deixar descansar de dois a cinco minutos para então ser aplicado; é um remédio caro e distribuído pela Farmácia Alto Custo. Eu tomo Sandostatin LAR a cada vinte e oito dias desde 2007 e sei dos cuidados ao manejar o remédio. Não é minha intenção ensinar Ave-Maria a padre velho, mas às vezes surge uma oração nova!


                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)