sexta-feira, 13 de abril de 2012

Saber

Aurora, a dona do pedaço
Aurora no meu ombro
                                            


Muita gente diz que os animais não pensam e agem apenas por instinto. Eu discordo.
Animais são inteligentes, espertos, manipuladores e não se limitam apenas a comer, beber, dormir, defecar, procriar e morrer. Não exatamente nessa ordem.
Como dizia meu povo antigo: "Os bichos têm saber sim". Saber = inteligência.
Toda madrugada, um pouco antes do dia amanhecer, Alice me acorda com seu miado delicado e pede para eu abrir a janela; se demoro a acordar, Alice toca em mim com seu braço longo.
Pego as chaves para sair e Aurora percebe e me segue pela casa, ela quer sair também. Vai até a calçada e come o matinho que nasce encravado no cimento. 
Quando está com frio, Aurora mia e pula na cama e olha para o seu edredom favorito; eu levanto o edredom e ela se enfia debaixo dele.
Aurora faz arte e terrorismo contra Morena Rosa e sabe que fez arte e que levará umas broncas; Aurora se enconde em um cantinho e me olha disfarçadamente com seus enormes olhos de gato selvagem.
Ébano é outro com muito saber. Mandei colocar grade no portão para evitar que fossem para a rua, mas Ébano descobriu um jeito de escapar; ou pula por cima do portão ou enfia a cabeça pela tela e se contorce até conseguir sair. Ébano calculou a distância, o diâmetro, a altura e a dificuldade envolvida em seu plano de fuga temporária. Ébano está de olho na gata da vizinha. Ébano andou assistindo a reprise dos filmes do MacGyver.
Quando volto para casa e abro o portão da garagem ouço o miado estridente e escandaloso de Aurora e os miados mais delicados de Ébano e Léo Caramelo. Estão todos atrás da porta a me esperar impacientemente porque associaram minha saída à ração molhada. Cheiram as sacolas, miam, procuram, olham para mim com olhos pidões e eu balanço o sachê de ração e eles correm animadamente atrás de mim.
Quando chegam visitas alguns deles correm e se escondem, outros procuram carinho.
Estão sempre ao meu redor e sabem a hora de dormir; vou para o quarto e todos vão comigo. O problema é o espaço na cama, o que gera certa intolerância, impaciência e até violência. 
Aurora é meio sacana e faz questão de marcar território e mostrar que é ela quem manda no pedaço; invade a área dos outros mas se um deles deitar em seu lugar aí o pau come.
Esse mês completa um ano que Aurora surgiu em minha vida e depois vieram os outros.
Estão todos saudáveis, lindos, amados, mimados e terríveis. 
E com muito saber.


                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)