terça-feira, 3 de abril de 2012

Seca

                                         


Gosto de assistir ao Globo Rural e já me perguntaram porque assisto ao programa se não tenho fazenda e nem plantação!
Eu gosto de assistir ao programa; simples assim.
Esses dias tenho visto muitas reportagens sobre a Seca no Nordeste; meu querido e tão sofrido Sertão. 
Meu Deus.
É triste e me dói na alma ver pessoas terem que andar quilômetros em busca de água salobra para pelo menos enganar a sede.
Dói ver o gado morrer de fome e sede.
Dói ver a plantação secar e morrer sem dar o tão esperado fruto, o tão esperado lucro.
Lucro no Sertão não se refere unicamente ao luco financeiro, mas à produção dos alimentos plantados: milho, feijão, mandioca, jerimum, macaxeira e batata doce, principalmente.
Isso me lembra mamãe em busca de água, como já falei aqui.
Meu Deus.
Anos e anos de Seca e descaso político. 
Até quando?
Fugimos da Seca em 1973 quando eu tinha apenas seis anos, e hoje, aos quarenta e cinco, vejo que nada mudou, que a miséria, a fome, a Seca e o descaso político continuam os mesmos!
É como um círculo sem começo nem fim, é um Oroboro.
Entre outras teorias e definições, Oroboro, palava de origem grega (oura= cauda, boros= devora), simboliza a eternidade, a evolução, voltando-se sobre si mesmo, eterno retorno.
É a Seca. O eterno retorno nas vidas dos sertanejos que pelejam por água para saciar sua sede, a sede de seu gado e molhar a plantação.
Há países que têm o mesmo problema de falta de água por meios naturais mas que encontraram soluções com transposições de rios e/ou irrigação. Por que isso não pode ser feito no Nordeste Brasileiro? O que é que falta? Dinheiro? Vontade política? 
Quando criança ouvia falar na "Indústria da Seca" e achava o termo estranho, pois eu não vira indústrias no Sertão, só gado, caatinga, açude, Seca, fome e miséria na maior parte do tempo.
A Seca dá dinheiro e garante votos aos políticos que só se lembram do Nordeste e do Sertão seco quando é época de eleição. Compram votos em troca de uns caminhões pipa, umas cestas básicas, muita falsa simpatia e falsos sorrisos.
Essa história de comprar voto é antiquíssima, desde a época dourada dos Coronéis de patente comprada (falo mais sobre o assunto na próxima postagem).
Acredito que se houvesse mais interesse e respeito pelo Nordeste e pelo seu povo, talvez o flagelo da Seca fosse resolvido e assim os nordestinos ficariam em suas terras a cuidar de seu gado, de sua plantação e de suas vidas e diminuiria a migração para "Sum Paulo" em busca de uma vida decente e digna. Pelo amor de Deus!
Evitaria também preconceito de gente tacanha e abestada que se esquece que todo mundo vai morrer um dia e pouco importa se somos nordestinos, sulistas, pobres, ricos...





                                             







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)