segunda-feira, 16 de abril de 2012

Artrose

                                                    


Tive consulta com o ortopedista.
A primeira vez que fui ao consultório foi para cuidar de uma inflamação no tarso (osso do pé); meses depois foi para tratar dores e inchaço no joelho direito: artrose.
Tomei remédios e injeções no joelho e tive uma boa melhora. O joelho continua gorducho e inchado, mas o médico disse que é devido ao processo acromegálico. Inchaço nos pés e tornozelos também.
Mas o motivo da minha ida ao consultório foi para falar sobre as dores lombares que voltaram a se manifestar há duas semanas, aproximadamente. São dores, dificuldade para levantar e caminhar e sensação de entrevamento. Às vezes me sinto como se tivesse enchido uma laje.
Sempre tive dores nas costas e dificuldade de movimento até que em maio de 2009 passei por cirurgia para colocar parafusos e hastes na coluna; artrodese.
Melhorei bastante e fiquei com mobilidade reduzida; não posso andar muito rápido nem correr.
As dores voltaram e retornei ao médico e o diagnóstico foi o mesmo do joelho: artrose.
O médico disse que é como cabelo branco, em algumas pessoas aparece mais cedo e em outras demora mais a aparecer. 
Há também fatores como idade, peso e doenças degenerativas e outras.
Estou com 45 anos e o "normal" seria começar agora para lá pelos 55 ou 60 anos se manifestar os primeiros sintomas, mas tenho uma agravante que é a Acromegalia.
Tenho atenuantes também; mantenho meu peso, não fumo e não sou sedentária.
Eu meio que esperava por isso.
Bom, tomarei remédios por quatro meses e voltarei para mais uma avaliação e exames.
O Radiologista sempre brinca comigo: "Mas aonde é que isso vai parar? Parece até comichão; começou no pé, subiu pro joelho e agora está na coluna!"
Estou também com alguns muitos frios brancos, mas uma boa tinta resolve. 
Já meus ossos...
Bendita Acromegalia.


Artrodese. Parafusos, hastes e pinos segurando minha coluna
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)