quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Aniversário de Mamãe

                                 


Hoje é aniversário de mamãe.
Mamãe nasceu em 15 de novembro de 1945 e partiu em 05 de maio de 2001. São onze anos sem mamãe.
Mamãe orgulhava-se de ter nascido em um feriado, ainda mais em uma data onde comemora-se a Proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889.
Mamãe era uma nordestina com cara de portuguesa, tanto que, quando ia à feira de sábado, a senhora portuguesa que vendia batatas dizia: "Quantos quilos hoje, patrícia?". E mamãe sempre dizia que era nordestina e a portuguesa dizia que não, que mamãe era portuguesa com certeza.
Bom, nossos sobrenomes não negam, Soares e Gomes da Silva. São sobrenomes dos nosso avôs; nossas avós tinham sobrenomes italianos e espanhóis, mas ao se casarem com os gajos, ragazzos e guapos apaixonados, acabaram por assumir o novo sobrenome. É tanta gente que se botar todo mundo jundo vai ter que reservar o estádio do Corinthians só para isso.
Como já falei aqui, na família tem galego, moreno, branquelo azedo de cabelo preto, morenos de pele cor de índio com cabelos lisos, negões e gente de toda qualidade, graças a Deus. O mundo é diverso e se fosse de uma cor só, que graça teria?
Mamãe orgulhava-se de sua nordestinidade e não tinha vergonha de falar sobre os tempos difíceis pelos quais passamos; a fome, a seca, a miséria que ainda hoje assola meu amado Sertão.
Tantos milhões pagos a jogadores de futebol, a cantores de musiquinhas de letra fácil e pegajosa, a abestados trancados em uma casa ou fazenda e ninguém se preocupa em usar alguns desses milhões para ajudar o Nordeste, principalmente o Sertão.
Será que se fosse em outra região do país a ajuda viria?
Será que é preconceito contra um povo que é antes de tudo um forte?
Será que se tivéssemos outro fenótipo seríamos tratados de forma diferente?
O Nordeste só é lembrado pelas belas praias e pelo turismo sexual, mas passou da orla marítima, ninguém quer nem saber o que tem lá.
Triste isso para um país que sonha em ser uma potência.
Mas eu falava sobre o aniversário de mamãe...
Mamãe completaria hoje 67 anos, partiu aos 55 em maio de 2011.
Muito nova, com tanta gana de viver, com tantos planos, com tantos sonhos.
Mamãe gostava de rosas vermelhas, adorava a cor vermelha.
O que poderia dar de presente a mamãe?
Pedir a Deus que ela fique em um bom lugar, que tenha paz, que o peso sobre seus ombros corcunda seja aliviado e, no meu egoísmo terreno, que mamãe possa vir sempre me visitar, me colocar em seu colo e me acalentar.
Amém.


                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)