sábado, 24 de novembro de 2012

Leite de Jumenta

                                  

Papai sempre gostava de falar sobre a dificuldade para encontrar leite de cabra nas duras e difíceis épocas de seca. Mesmo durante as boas temporadas de chuva e fartura no Sertão e com o gado produzindo muita carne e leite, papai tinha que sair à procura de leite de cabra para mim.
Ele saía com aqueles enormes galões de leite de vaca e voltava com duas ou três garrafas com leite de cabra.
Certa vez, durante uma daquelas terríveis temporadas de seca, não tem como encontrar leite de cabra e o gado também produzia pouco, não tinha como fazer o escambo lácteo. 
Um vizinho e compadre de papai tinha uma jumenta que produzia leite e ofereceu-lhe alguns litros: "Leve para sua menina, leite de jumenta é mais forte que leite de cabra e de vaca, tem mais sustança e serve para fazer curador de muitas doenças. É muito bom e sua menina vai se 'recomperar', se Deus quiser".
Tomei o bendito leite de jumenta e mamãe contava que comecei a me recuperar. Eu tive sarampo aos três meses e quando começava a melhorar, tive uma recaída. Mamãe disse que eu quase fui.
Papai dizia: "Essa menina é muito 'inguinórante', e só podia ser, tomou leite de jumenta!"
Às vezes, muitas vezes, acho que sou guerreira mesmo, sou Leão do Norte, sou forte, tenho sangue nos "zóio", tenho o arretado sangue nordestino nas veias, graças a Deus.
Mamãe teve um parto dificílimo, nasci enorme e mamãe male male passava do metro e meio; tive sarampo, recaída e tantos outros problemas. Hoje batalho contra a Acromegalia, mas estou aqui e vou ficar por aqui por muito tempo ainda. Vou aproveitar minha segunda vida e sou muito grata por ela.
Mas agora sem leite de jumenta e sim com leite de soja.
É isso.


                                 
                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)