quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Descoberta

                                


Estou, novamente de novo, na fase de exames, consultas, médicos e afins.
Faço exames trimestrais de sangue e semestrais de imagem e continuo na luta.
Quando chego ao consultório e mostro os exames, ouço a mesma pergunta de sempre: "Como você não descobriu a doença antes? Como foi que descobriu? Você não percebeu as mudanças em seu corpo e rosto? Você não percebeu que estava ficando deformada?" O termo deformada foi difícil de ouvir e me machucou muito.
Até parece que sou culpada por ter uma doença estranha, rara e pouco conhecida!
Como dizia papai: "Me pópi".
Digo aos nobres doutores que sempre fui grandona, que as mudanças e o crescimento causados pela Acromegalia são lentos e só se mostram nítidos após uns dez anos de doença, antes disso, tudo parece normal. Tenho que dar uma aula sobre a doença para os caras.
Sempre tive dores fortíssimas de cabeça e recebi vários diagnósticos: migraine, enxaqueca, faz parte do crescimento, é coisa de adolescente, é coisa de menina, blá, blá, blá.
As dores de cabeça eram decorrentes do crescimento do tumor pressionando a hipófise e da hipertensão arterial. Minhas dores eram absurdas e eu não suportava luz e barulhos; tudo incomodava e fazia doer mais.
Papai e mamãe esquentavam plantas medicinais, as colocavam em um pano e amarravam em minha cabeça. Mamãe colocava um copo com água sobre o rádio na hora da Ave Maria e depois me dava para beber. Tudo era válido para aliviar a dor.
Foram longos anos de dor, agonia e sofrimento até descobrir primeiramente a hipertensão e depois o tumor/Acromegalia.
Tem médico que não entende porque ou é ignorante, ou não não conhece a doença ou os dois. Os doutores se acham no direito de criticar os pacientes como se fosse culpa nossa ter a doença que temos.
Como disse, sempre fui grandona e aos quatorze anos já media um metro e setenta, uma altura considerável para a população da época, início dos anos 80. Hoje a molecada já nasce grandona, como meu sobrinho Demétrius que tem quinze anos e um metro e oitenta e cinco!
Eu era a maior da sala e tinha que ficar no fim da fila e nas últimas carteiras da sala de aula. Eu detestava porque sempre fui estudiosa e não queria ficar com a turma do fundão, mas se me sentasse nas primeiras carteiras, ouvia das meninas fresquinhas: "Ai, professora, eu não consigo ver a lousa por causa da Maria Rejane, coloca ela lá atrás". Eu eu tinha que ir, mas fazia ameaças terroristas às dondoquinhas da sala.
Bom...
Descobri a Acromegalia em maio de 2007 e totalmente por acaso, como já falei nas primeiras postagens desse humilde blog meu. Eu não conhecia a doença, como a grande maioria das pessoas mesmo nos atuais e modernos anos 2000. Nunca ouvira falar sobre Acromegalia e achava normal ter dificuldade para encontrar sapatos para meus pezões grandões, gorduchos e inchados. 
Não usava anéis porque os dedos eram/são grossos e sempre tive mãozonas. 
Sempre fui meio Maria Moleque e como raios ia saber o que porcaria é Acromegalia?!
E como disse, mais uma vez, a Acromegalia não resume-se a um tumorzinho na hipófise, que fica na base do cérebro; a Acromegalia afeta o corpo por inteiro e ataca onde está mais frágil e/ou já tem um problema. O excesso de GH (hormônio do crescimento) afeta todos os órgãos do corpo e causa hipertensão, diabetes, artrose, artrite, pólipos intestinais, crescimento do maxilar, dores de ouvido, espessamento do tórax que deixa a região com aparência de barril e por isso a dificuldade em abotoar camisas que antes serviam. Causa ainda crescimento do coração, fraqueza nos membros, cansaço, sudorese intensa, dores articulares e muitos outros males.
Mas o pior de tudo é ter que suportar os olhares e comentários de pessoas ignorantes e ainda ouvir: "É homem ou mulher?". Meu, na boa, dá vontade de falar uma besteira.
Deus dá a cruz conforme podemos carregar, mas com todo o respeito, tinha que ser Acromegalia? Não podia ser chulé, piolho, sovaqueira, peidorreira, preguiça ou outro mal mais leve?
Na boa.
É isso.

                                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)