quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Culturas e Diferenças

                                  


Os índios têm uma forte ligação com a Mãe Natureza e adora seus elementos e suas forças como deuses.
Mas, infelizmente, os índios são tratados como criaturas estranhas de hábitos estranhos que atrapalham o progresso.
Progresso que desmata, polui e destrói, diga-se de passagem.
Outro fato que ameaça a cultura indígena é a evangelização forçada por parte de correntes religiosas fanáticas e metidas a donas da verdade. É mais ou menos assim: só eles são e estão certos e o resto do mundo é e está errado. Cadê a liberdade de cada cidadão garantida pela e na Constituição? Os padres católicos já não fizeram isso quando da suposta descoberta do Brasil?
Sabiam que os índios chamavam o Brasil de "Pindorama", (terra das palmeiras)?
Bom...
Tenho profundo respeito pelos índios e sua cultura.
Li um artigo, certa vez, sobre crianças indígenas norte americanas que estudavam em escolas junto com os brancos. Foi pedido a essas crianças que desenhassem o que era mais importante para elas e, enquanto as crianças brancas desenharam suas famílias, as crianças indígenas desenharam cavalos. E o que os psicólogos, pedagogos, professores e sabichões de plantão diagnosticaram? Que as crianças indígenas eram retardadas e inferiores às crianças brancas. Prato cheio para o preconceito!
Esqueceram-se que cada cultura tem seu modo próprio de ver e lidar com as coisas. Para a criança branca a família é mais importante porque representa seu sustento, sua proteção, sua vida; já para a criança indígena o cavalo é mais importante porque representa meio de transporte para a tribo, era usado nas batalhas e representa ainda força e liberdade.
Até lembrei de um conto/piada onde dois homens, um oriental e o outro ocidental, vão ao cemitério e um observa o outro.  O oriental  coloca um prato com arroz sobre o túmulo enquanto o ocidental coloca flores.
Querendo fazer graça e humilhar o outro, o ocidental pergunta: "Quando seus mortos virão comer o arroz?", e o oriental responde: "À mesma hora que os seus vierem cheirar as flores!"
Temos o hábito de achar que nós estamos certos em tudo e achar que os outros são estranhos e estão errados.
Pior ainda, acho eu, é que além de desrespeitar e humilhar o outro, ainda forçá-lo a seguir os preceitos que seguem.
O mundo anda mesmo muito complicado.
É isso.

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)