segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Culinária

                                

Adoro cozinhar, principalmente preparar guloseimas como doces, tortas, pudins, cheesecakes e afins.
Ontem mesmo fiz um bolo bem molhadinho e cremoso de chocolate e mousse de coco; minha família gulosa aprovou.
Sempre estou aprontando algo, cozinhar é uma de minhas terapias assim como meu jardim, meus gatos e meus livros.
Éramos crianças e ficávamos em casa até mamãe voltar do trabalho. Ligávamos a velha TV preto e branco e assistíamos ao Sítio do Pica Pau Amarelo, o Mundo Animal, Cosmos com o Carl Sagan, e a TV Globinho com a Paula Saldanha. Depois tinha o Globo Esporte e o Jornal Hoje, com a Leda Nagle, que sempre dizia: "Nos vemos amanhã, com certeza".
Eu gostava da voz meio rouca e forte dela e detestava o sotaque muito carregado e forçado de Leilane Neubarth, me perguntava: "Será que essa mulher não se entala com tanto "R" arranhado e "S" chiado, Oxe?!".
Enquanto passava o Jornal Hoje, fazíamos nossas tarefas o mais rápido possível para depois mudarmos de canal e assistirmos aos desenhos animados da Hanna-Barbera, nossos favoritos e meus até hoje.
Antes dos desenhos animados tinha o programa de receitas com a Etty Fraser, uma senhora simpática, gorducha e sorridente.
Eu já falei aqui, mas falo de novo.
Eu anotava as receitas e fazia as mais simples; ficavam boas.
Assistíamos depois aos desenhos animados e quase sempre saboreando algum bolo ou biscoito feitos por mim a partir das receitas de Etty Fraser.
Anos depois eu assistia à "Cozinha Maravilhosa de Ofélia" e também adorava as receitas simples, deliciosas e calóricas.
Hoje eu gosto de ver o programa Dia a Dia com o simpático Daniel Bork e alguns programas de culinária do canal Bem Simples, principalmente com a Carla Pernambuco, que tem programa também na TV Cultura.
O bom do canal Bem Simples é que as receitas são rápidas, pois não tem aquele lenga lenga desgraçado de entre e sai de gente trazendo "recadinhos". Se o programa tivesse uma hora de duração, quarenta minutos era dos malditos "recadinhos", onde se vendia de panelas a iogurteiras. Afe!
Palmirinha faz ótimas receitas e está muito melhor no Bem Simples, sem ter que parar para dar os infames "recadinhos".
Gosto das receitas da Ana Maria Braga e do Edu Guedes, mas ambos me causam sonolência e impaciência. Parece que estão dopados, lesados, chapados. Dá não.
Têm algumas moças e rapazes jovens que preparam receitas no programa culinário do Bem Simples, mas muitas das receitas me parecem estranhas e eu não comeria nem pagando. Uma moça novinha metida a experiente chef de cozinha inventa de fazer um atum grelhado. Achei que cortaria em fatias e as grelharia, mas não. Ela pegou um enorme pedaço de atum, passou em uma mistura de pimenta e temperos, colocou sobre uma chapa quente, virou de uma lado para o outro e pronto! Atum pronto em segundos. Depois ela cortou os pedaços e obviamente o peixe estava cru. Não gosto de nada cru, muito menos peixes.
Mas no geral as receitas são rápidas, fáceis e interessantes.
Assistia ao programa Todo Seu com o lindão e elegante Ronnie Von e ele entrevistou Cynthia Rachel, a atriz que fez o primeiro comercial do suco Tang e que fez a personagem Biba do Castelo Ra-Tim-Bum da TV Cultura.A atriz agora apresenta um programa de culinária na TV Gazeta e honestamente, não sei se ela convence como mestre cuca. Ela continua bonitinha e dentucinha e muito faladeira também. Desejo-lhe sucesso.
Na próxima postagem, as receitas do bolo cremoso de chocolate e do mousse de coco.
É isso.


                               
                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)