quarta-feira, 14 de março de 2012

Maximino

                                           


Maximino era o gato de Paipreto.
Maximino era grande, negro, esperto, inteligente e com expressivos olhos verdes.
Paipreto gostava muito de ter Maximino e eu por perto.
Fazíamos as refeições juntos. Paipreto sentava-se na cadeira e Maximino e eu na mesa. Cada um tinha seu prato, mas o prato de meu avô era sempre melhor.
Mãevelha não gostava de ver nós três juntos na mesma mesa e dava seus sermões: "Isso não está certo, João. A menina vai ficar doente e tu também, com essa tua asma. Onde já se viu comer com o gato do lado, homi?!"
Paipreto, Maximino e eu fomos companheiros por muito tempo até que um dia estranhamos a ausência do gato sempre pontual.
Paipreto não quer sentar-se à mesa para fazer sua refeição enquanto Maximino não chegar. 
Meu avô mobiliza a casa toda à procura do seu querido gato e pede a um morador da fazenda que procure por Maximino.
Algumas horas depois o morador volta e diz que Maximino está morto; meu Paipreto fica doido, virado no Jiraya.
Paipreto questiona o rapaz e quer saber onde está o corpo de Maximino, quem foi o cabra safado sem Deus no coração que teve a capacidade de fazer uma maldade dessa com uma criatura tão inocente. O camarada filho de uma quenga vai pagar por isso; olho por olho, dente por dente.
Saem Paipreto e o rapaz ao encontro do cadáver de Maximino e lá chegando encontram um fazendeiro vizinho que se desculpa: "Seu João Chicó, meu compadre, me perdoe pelo amor de Deus, eu não sabia que esse gato era seu. Ele vinha todo dia na minha casa para pegar meus passarinhos..."
Paipreto deixou o compadre terminar de falar e se desculpar e disse: "Se avexe não, compadre, se vosmicê está dizendo que não sabia que o gato era meu, então eu acredito. Agora se vosmicê tivesse matado meu gato por maldade, por safadeza ou de prepósi (propósito), aí a conversa seria outra".
Tivemos que nos acostumar a almoçar e jantar sem Maximino.


                                                


                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)