sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Beleza

                                                


Ouvi uma história sobre a beleza. Mas o que é a beleza? Ela é igual para todos? 
A história é assim: Um rei dará a mão - e todo o resto - de sua filha em casamento àquele que trouxer a coisa mais bonita que encontrar. Ele ordena que os candidatos saiam pelo mundo afora em busca da beleza e quando a encontrarem, a levem ao castelo.
Os candidatos partem.
Um deles chega à uma tribo na África e pergunta ao xamã qual é a coisa mais bela que há por ali e o xamã diz: "A coisa mais bela que temos é aquela moça a pegar água no poço". O candidato se aproxima e vê uma bela jovem negra em vestes e adereços coloridíssimos.
Mas ele acha que talvez o xamã não tenha entendido sua pergunta; agradece e prossegue em sua busca. Ele acha que a beleza é uma coisa, um objeto palpável, concreto.
Chega à uma cidade da Ásia e faz e mesma pergunta e um ancião responde: "A coisa mais bela que temos é aquela moça ali a cuidar das cerejeiras". Ele vê uma jovem de pele pálida, olhos puxados e cabelos lisos e negros. Não, ainda não é o que procuro.
A viagem prossegue e ele chega à Índia. Lá vê moças com vestes coloridas e mãos e rostos pintados com hena e elas dançam exoticamente e louvam a deuses metade homem e metade animal. Que país interessante!
Agora ele chega a um país onde as pessoas têm pele, olhos e cabelos claríssimos. Será aqui que a beleza mora?
Ele fica em dúvida. Em cada parte do mundo que vai as pessoas têm suas próprias ideias e conceitos sobre o que é beleza; não há um único padrão, uma única forma de beleza. O que é belo para um pode não ser para o outro.
Ele visitou tribos indígenas e viu que a beleza são índios de pele vermelha, olhos puxados, cabelos lisos e que andam nus.
Ficou maravilhado com algumas tribos na África que o achavam magro demais e queriam engordá-lo; pois para as pessoas dessa tribo para ser belo tinha que ser gordinho. Magreza não estava com nada.
Ele volta ao seu país e procura o rei. Diz: "Vossa Majestade, acredito que falhei em minha missão. Não encontrei a beleza. Em cada lugar que visitei as pessoas têm um conceito diferente para o que é belo. Cada um acha uma coisa diferente".
"Sim, você encontrou a beleza. Ela não tem uma única forma, um único jeito. A beleza está nos olhos de quem a vê".
É isso.


  


                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)