quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Blog da Criança







Criança tem o direito de ser criança. Criança tem o direito de ser amada, respeitada, protegida e mimada... mas sem exageros. Criança tem o direito de perguntar quantos "porquês" quiser e os adultos têm a obrigação de responder e esclarecer todas as dúvidas. À criança basta ser criança, mas os adultos complicam tudo!


A vida é muito simples, mas os adultos gostam de complicar tudo!
São regras, proibições, broncas e tanta coisa complicada que só poderia sair da cabeça de gente grande.
"Não pode isso, não pode aquilo...Porque sim, porque não"...E por aí vai a lista de complicações complicadas dos adultos.
Acho que quando Deus criou o mundo, Ele deixou os adultos por último - Ele estava num dia bastante complicado e por isso gente grande é tudo assim: complicada!
Gente grande tem dificuldade em entender as crianças. Gente grande gosta de procurar pelo em ovo, chifre em cabeça de cavalo, dente em galinha, pêlo em sovaco de cobra e todas essas coisas que não existem mas que os adultos fazem questão de fazer com que existam, só para complicar.
Seria tão simples se os adultos nos falassem as razões, nos explicassem porque não podemos isso ou aquilo. Não precisam usar palavras difíceis, nem palavrões. Não precisam usar palavrinhas bobinhas e bonitinhas, basta conversar numa boa; somos crianças não somos bichinhos de estimação.
E se nos permitem, algumas palavras sábias aos adultos, alguns conselhos:
1º - Não tenham filhos só porque crianças são bonitinhas ou porque fulano ou clicano tem filhos. Criança não é uma moda passageira, é para sempre.
2º - Só tenha filhos se tiver coragem, capacidade e disposição para cuidar, amar e proteger esses pequenos seres que não pediram para nascer.
3º - Não reclame do trabalho que damos, não diga que crianças são difíceis; mais uma vez:nós não pedimos para nascer!
4º - Eduque-nos. Não espere que aprendamos tudo sozinhos. Lembre-se que seguimos exemplos, imitamos aquilo que vemos; não sabemos o que é certo ou errado.
5º - Vista-nos com roupa de criança. Não somos adultos mirins, não somos pequenos homens ou pequenas mulheres, somo crianças.
6º - Não precisamos de maquiagem, já nascemos e somos belos por natureza.
7ª - Não somos cópias de vocês adultos, temos nossa própria personalidade.
8ª - Nos ensine a respeitar as diferenças. Não façam piadinhas supostamente inocentes sobre outras pessoas e seus sotaques, sua aparência, sua religião, cor de sua pele e essas outras coisas simples com nomes complicados. Para nós crianças só existem dois tipos de gente no mundo: os adultos e as crianças. Os adultos têm a mania de criar nomes para tudo e daí é que surgem os problemas. Nem todo mundo gosta dos nomes que os outros criaram para chamá-lo. O que é engraçado para um, pode não ser nada engraçado para o outro.
9º - Não faça comparações. Não nos compare com o irmão, com o primo, com o filho do vizinho ou com quem quer que seja. Cada um é cada um.
10º - Tente resistir à tentação de nos dar remédio para controlar nosso comportamento ativo, criativo e infantil. Somos crianças e queremos explorar o mundo, queremos saber, conhecer, descobrir e nos maravilhar com nossas descobertas. Se somos ativos e espertos somos rotulados como hiperativos; se somos mais calmos, somos rotulados como depressivos. Não é nenhuma coisa nem outra, repito: somos apenas crianças e cada um tem seu jeito próprio de ser.
11º - Dê-nos atenção. Não nos faça promessas que não poderá cumprir. Não nos diga "amanhã, talvez algum dia, quem sabe, quando der, depois...". A vida é curta e quando formos embora daqui, as coisas continuarão exatamente como são: trabalho, trânsito, brigas em família, problemas sentimentais e essas coisas complicadas que os adultos gostam de cultivar.
12º - Seja firme e rigoroso conosco quando for necessário. Não seja condescendente demais e nem rígido demais. Tudo em excesso faz mal. Vocês adultos precisam saber quando é hora de dizer 'sim' e quando é hora de dizer 'não'. E o mais importante: precisam nos explicar os porquês de suas decisões para conosco. "Porque sim" não é resposta, "Porque não" não é resposta. Todo porquê tem um porquê. Simples, não é?
13º - Não nos critique e não fale mal da gente para os familiares e outras pessoas conhecidas. Converse conosco. Nos magoa os olhares de reprovação, os sermões, as críticas. Até parece que os adultos nunca foram crianças!
14º - Dê bons exemplos, leia bons livros. Deixo aqui algumas sugestões:
- O Pequeno Princípe - Antoine De Saint-Exupéry
- Quando eu voltar a ser criança - Janusz Korczak
- Declaração universal do moleque invocado - Fernando Bonassi.
15º - Respeitem nossa hora da fome, do sono e do brinquedo.
16º - Criança não nasce sabendo o que é saudável ou não. Se querem que a gente coma alimentos saudáveis é preciso que os adultos também comam. São os adultos que nos ensinam nossos hábitos alimentares; criança não sabe o é ketchup, mostarda, pizza, hamburger e batata frita até que um adulto lhes ofereça. Que tal nos oferecer frutas, legumes e vegetais e comer junto com a gente? Simples, não?
17º - Por favor, tenha cuidado ao escolher nossos nomes. O que para você é bonitinho e está na moda, para nós pode ser motivos de piadas e dificuldades quando formos para a escola. Evitem nomes cheios de letras dobradas e de letras esquisitas. Nossas pequenas mãos não sabem ainda segurar o lápis direito para aprender a escrever nossos nomes nos primeiros anos da escola. Simplifique e não complique. Nomes de artistas já dizem tudo: são nomes de artistas e nós não somos artistas, somos crianças.
Seguindo essas poucas e simples sugestões você se tornará um adulto apto a conviver com as crianças e receberá o título oficial de
ADLC -Adulto Legal Pra Caramba".


Beatriz, 3 anos




Beatriz, 5 anos e fã de Marcelo Tas

Um comentário:

  1. Oi!! Amei essa seção do blog, continue!
    Outro dia estava contando à minha filha, Maria Lua,15 anos, sobre o livro "Quando eu voltar a ser criança" eu lia e relia... acho que é por isso que até hoje, com 34 anos, continuo bem criança 'rs', Lua diz que eu uso disfarce de adulto :]

    Beijos,
    Pati :)

    ResponderExcluir

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)