quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Blog da Criança: Palavras

                                          


Tenho hábito de ler para meus sobrinhos. Já criamos o hábito de lermos algumas historinhas antes de dormir. Eles se sentam na cama e ouvem atentamente. Fazem perguntas, ficam curiosos e até impressionados.
Aprendi na faculdade que quando lemos para uma criança devemos ler o título do livro, o autor e o ilustrador. É bom falar o nome da editora que publicou a obra.
Lia "A Arca de Noé" de Vinicius de Moraes e Maria Julia me interrompe para falar com o irmão: "Olha Vinícius, o homem que escreveu o livro tem o nome igual o seu!".
"Não Júlia, o nome dele não é igual o meu. Eu sou Vinicius. Ele é Vinicius de Moraes!"
Em outro momento Maria Julia fala para o irmão que o brinquedo não "cabeu" na caixa; eu falo para ela que o correto é "coube" e ela responde:
"Não, tia Rejane. O brinquedo não cabeu mesmo. Coube (couve) é aquilo que a gente come".
Eles brincavam de escolinha e Maria Julia diz para o irmão: "Você é o aluno e eu é a professora".
Eu digo para ele que o correto é "eu sou"; e ela diz: "Tá errado.Você é tia Rejane e eu é Maria Julia. Entendeu?"
                                    
                                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)