quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Diabetes - Pés Diabéticos e outros problemas

                                              
Hoje fui cedo ao Posto de Saúde do bairro para assistir palestra sobre o Diabetes.
Foi falado sobre os efeitos do diabetes em nosso corpo, sobre cuidados com a alimentação e depois da palestra os pacientes tiveram seus pés examinados. 
Os "pés diabéticos" fazem parte também da longa lista de problemas causados, mas que podem ser evitados ou tratados, pelo diabetes.
O Diabetes causa, entre outros problemas: sudorese noturna, formigamento nos pés e mãos, cansaço, sede, vontade constante de urinar, fome, visão diminuída e baixa sensibilidade nos pés. O perigo dos pés diabéticos é que devido à diminuição da sensibilidade, podemos não sentir quando batemos, arranhamos ou machucamos nossos pés.
Minha avó Mãevelha passou por isso, e como já foi dito aqui antes, a necrose iniciou-se no dedinho do pé e foi até o joelho.
Meus pezinhos (42/43) acromegálicos-diabéticos foram examinados e foi constatada uma perda acentuada de sensibilidade no pé direito. Fui encaminhada ao meu endocrinologista. Irei vê-lo no final do mês e assim aproveito também para fazer os exames trimestrais para controle do GH (Growth Hormone - Hormônio do Crescimento) e para poder renovar a retirada do remédio Sandostatin-LAR na Farmácia Alto Custo.
Depois do exame dos pés fiz exame "Dextro". Acho um nome estranho para o ato de furar o dedo, tirar uma gotinha de sangue, colocar no aparelhinho e em segundos ouvirmos o barulhinho mostrando a medição da glicemia.
Para quem não sabe, glicemia é a taxa de glicose no sangue e glicose é o açúcar presente no sangue e é a principal fonte de energia para o organismo.
Li um artigo no jornal que no ano de 2030 1 em cada 10 pessoas será diabética. Comentei com minha irmã Rosi e ela e eu achamos que esse número chegará antes. A população está cada vez mais obesa e sedentária. Há muitas opções de comida pronta, basta esquentar no microondas; muitas opções de entrega de comida:pizza, pasteis, comida chinesa, fast food etc... O que veio para facilitar a vida acabou por colocá-la em risco. Explico.
Antes as pessoas andavam mais, comiam mais produtos naturais e não tinham tanto acesso fácil à entrega de comida pronta e cheia de gordura, açúcares, sal e colesterol.
Acho que a vida moderna é uma "faca de dois legumes",  acelerou e facilitou o acesso humano a muitas coisas e ao mesmo tempo acelerou e facilitou o risco de doenças à nossa saúde.
Mas se cuidarmos bem de nós mesmos não teremos tantos problemas e viveremos uma vida saudável. O problema é que têm pessoas que vivem para comer em vez de comer para viver! 
Como disse a palestrante, não precisamos comer um bolo inteiro, uma pizza inteira; uns dois pedaços são suficientes. Não precisamos tomar todo o conteúdo de 2 litros de refrigerante, um ou dois copos já são suficientes. 
O difícil é convencer essa pessoas e parece que, quanto mais tentamos alertar mais danos elas fazem à própria saúde. Elas pensam que agindo dessa maneira estarão nos prejudicando, mas se esquecem que os prejudicados são elas mesmas!
Sim, há casos e casos, mas tem muita gente - e eu conheço algumas - que não gostam que falemos sobre saúde, obesidade, diabetes...
Elas preferem se entregar ao pecado da gula. Devoram e devoram-se. Comem a si mesmas, metaforicamente falando.
Essas pessoas também não "se tocam" que seu peso excessivo além de nada saudável também causa outros tipos de problemas. Essas pessoas não cabem em qualquer lugar, têm dificuldade para encontrar roupas que lhes sirvam, quando entram no carro causam rebaixamento automático das rodas e precisam sentar no banco da frente, porque simplesmente não cabem no banco de trás!
Por que as pessoas fazem isso com elas mesmas? Por que se auto destroem? 
Eu não estou aqui para criticar, mas gostaria que as pessoas enxergassem o mal que fazem a si próprias.
Eu também não sou perfeita. Confesso minha gula por bolos de festa e docinhos que ficam mais deliciosos no dia seguinte. Pizzas e salgadinhos também ficam maravilhosos comidos com café no dia seguinte. 
Mas não faço isso todo dia; não devoro essas guloseimas sete dias por semana. Se fizesse isso eu não estaria aqui para escrever nesse blog. 
Adoro sal, confesso, mas não abuso mais tanto quanto antes. Com essa pressão que não abaixa nem por decreto, o jeito é controlar e cuidar e consumir alimentos mais saudáveis.
Podem não ser tão deliciosos, mas nos garantem uma saúde melhor.
Exageros são permitidos sim, mas não exageremos no exagero. Beleza? 
Agora, vai falar isso para as pessoas que eu conheço. Meu Senhor do Bonfim! 




                                      







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)