quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Nosso Senhor do Bonfim

                                      


Como já disse antes, procuro respeitar a todos e às suas fés, crenças, religiões ou seja lá qual for o nome que damos ao Ser único e uno que está em toda parte.
Acho que para Deus e o povo lá de cima o que importa mesmo é nossa fé, nossa postura perante nosso semelhante. Ninguém é perfeito. Ninguém é totalmente bom ou totalmente ruim e é essa pequena centelha de diferença que nos faz ser o que somos: humanos.
Vejo tanto sangue derramado, tanto ódio espalhado, tanto preconceito, tanta ignorância em nome de um deus criado por pessoas más e que manipulam a fé dos incautos.
A palavra deus foi escrita com letra minúscula porque esse deus foi criado e é alimentado por mentes minúsculas. O Deus de letra maiúscula é Aquele que quer nosso bem, que façamos o bem e que sejamos bons.
Nasci numa família mista; tem de tudo: galegos de olhos azuis, branquelos de cabelos pretíssimos, morenos escuros de cabelos lisos, negros lindos e um montão de mistura legal. O Brasil é isso: mistura de povos, culturas e religiões. Minha família que o diga.
E com a mistura de povos (não gosto do termo "raça"; para mim só existe uma raça a RAÇA HUMANA) naturalmente vem a mistura de religiões, fés, crenças e culturas.
Para mim é difícil escolher uma religião ou dizer a qual religião pertenço; acho que pertenço a muitas e respeito a todas.
Um sábio chinês, Confúcio, disse: "Tolo é o homem que em tudo crê e tolo é o homem que em nada crê". Embaçou.
Bom...
Acredito que aprendi a "ver" e a sentir a fé ao ver minha titânica mãe lançar seu poderoso olhar aos céus e pedir a Deus um caminho, uma solução. Eu olhava para o céu mas só via nuvens brancas fofinhas que eu esticava os braços para alcançá-las. A chuva deveria estar escondida lá dentro.
Acredito que Deus e o povo lá de cima ouvia e via mamãe; porque ela fazia seu pedido, fazia recomendações a Mãevelha e a Paipreto e saia de casa. Voltava dali a algumas horas com sacolas de alimentos e algum dinheiro ou então a ajuda vinha em forma de um papel carbonado nas mãos do carteiro. Era o dinheiro de São Paulo (falo sobre isso depois).
Quando digo "o povo lá de cima" me refiro a todos o santos e guias espirituais que mamãe acreditava, tinha fé e respeito.
Mamãe gostava muito de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora Mãe de Deus e todas as "Nossas Senhoras" lá do céu. Mamãe dizia "Nossa Senhora do pepé du socorro" e eu me perguntava "que santa é essa?". Era o português peculiar de mamãe.
Eu gosto de todos, mas tenho meus favoritos.
Gosto mais ainda do sincretismo religioso de nossa cultura Afro-brasileira.
Os negros escravos não podiam cultuar suas divindades e para não serem castigados pelos senhores de engenho, cultuavam os santos católicos e lhes atribuíam características de seus Orixás.
De todas as crueldades humanas acho que escravizar outro ser humano é a pior delas.
Os belos Orixás da terra de Nosso Senhor do Bonfim, a bela Bahia.
Me apeguei ao Senhor do Bonfim por motivos sociais, antropológicos e políticos.Explico.
Há o ritual da lavagem da escadaria da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim; hoje é atração turística, mas há alguns séculos era proibido. Os negros (ou afrodescendentes) não podiam entrar na igreja para fazer o ritual da lavagem, os padres e autoridades da igreja católica não permitiam, então decidiram lavar a escadaria para não deixar de cumprir suas obrigações para com Senhor do Bonfim.
Um dia vou à Bahia, com a benção de Nosso Senhor do Bonfim.
Costumo brincar com minha irmã caçula, Renata, que um dia iremos à Bahia para lavar as escadas da igreja. Mas antes de iniciar o ritual precisaremos encomendar uns oito ou dez caminhões pipa com água benta e lavaremos cada degrau da escada com escova de dentes!
É muita zica, meu!
Mas na canção "Saudosa Maloca" de Adoniram Barbosa: "Deus dá o frio conforme o cobertor".
Repito mais uma vez, respeito a tudo e a todos e exijo o mesmo respeito para comigo, para com minha fé multicultural e para com todos.
Que Nosso Senhor do Bonfim abençoe e proteja a todos nós. Amém.


                                 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)