segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Temperos e Feijão

                                        


Mamãe cozinhava como ninguém e suas carnes muito bem temperadas eram maravilhosas.
Mas ela gostava que eu temperasse o feijão; dizia que com meu tempero ficava mais gostoso.
Eu fritava a cebola e uns minutos depois adicionava o alho. Se colocar os dois juntos, o alho queimará e deixará um gosto amargo.
Após fritar alho e cebola, eu adicionava pimenta do reino, cominho, cebolinha verde e coentro. Tem gente que prefere salsinha, pois não gosta do sabor e do cheiro do coentro. Eu adorava sentir esses cheiros todos. Hoje não consigo mais.
Feijão temperado e pronto para comer. Papai pede para mamãe fazer um "molhinho de feijão". É simples e delicioso.
Caldo do feijão, cebolinha verde e coentro picados. Se quiser pode adicionar cebola, alho e tomate também picados.
O molhinho de feijão acompanhava nossos bolinhos de feijão tão deliciosamente e perfeitamente feitos por mamãe. Ela sabia o ponto exato da mistura da farinha de mandioca com o feijão. Pegávamos os bolinhos de feijão e molhávamos no molinho de feijão. Mais gostoso ainda era passar o bolinho na frigideira "suja" com o óleo da fritura da carne. Delicia!
Não deixávamos mamãe comer; ela nem bem acabava de fazer um bolinho de feijão e logo um de nós pedia mais um. Éramos seis bocas gulosas loucos por bolinhos de feijão com molho de feijão de mamãe.


                                           



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)