quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cabelos, Cheiros, Beijos & Mariana

                                     


Gostava de sentir o cheiro dos cabelos de Mãevelha e de mamãe.
Era um cheiro forte, poderoso e marcante; assim como as mulheres mais importantes da minha vida: minha bisavó, minha avó e minha mãe e minha tia Nifa.
Hoje não sinto cheiro, mas posso beijar os dourados e lindos cabelos de Beatriz.
Os cabelos castanhos de Maria Julia.
Os cabelos lisinhos de Vinicius, aquele que não é "de Moraes".
Os cabelos dourados e cacheados de Bruno.
Os cabelos de Rafaela, arrepiados e que crescem para cima, como os de papai, de mamãe e de seu pai Fubá.
A cada beijo que dou nesses cabelos lindos e de todas as cores e texturas, peço a Deus que ilumine, proteja e guie por caminhos de luz esses meus sobrinhos e sobrinhas tão lindos, tão terríveis e tão amados.
Já me falaram que eu seria uma ótima mãe e francamente não sei se isso para mim é um elogio ou a lembrança doce-amarga de que não terei a minha tão querida Mariana.
Às vezes sonho com Mariana. Como ela seria, como se pareceria.
Ora a imaginava com cabelos loirinhos e cacheados iguais ao de Beatriz.
Ora a imaginava com cabelos pretos e lisos iguais aos de Vinicius.
Mas os olhos de Mariana seriam claros; verdes ou azuis, iguais ao de Beatriz, de papai, de avô José, de meu Paipreto e de meus irmãos Naldão e Rogério.
Mariana seria inteligente e bela igual a minha irmã Rosi.
Mariana teria talento artístico igual a minha "perigosa" irmã Renata.
Mariana adoraria livros, bichos, plantas, Zé Ramalho, Lobão, Marcelo Tas, Nietzsche, Fernando Pessoa, Lima Barreto, Erico Veríssimo, Pablo Neruda, Gabriel Garcia Marquez e tantas outras mentes brilhantes que fizeram e fazem parte desse mundo.
Quando fico triste ou chateada, ou os dois, penso em Mariana e sua "presença" me acalanta, me alivia e me conforta.
Mariana deve existir em algum lugar e acho que ela preferiu ficar nesse lugar para poder cuidar melhor de mim.
Eu, aqui nesse lugar e com essa doença talvez não pudesse cuidar bem de Mariana.
Acho que foi melhor assim.
Como mamãe dizia: "Deus sabe o que faz e a gente não sabe o que diz".
"Não cai uma folha de mato sem que Deus não queira".
Dias Melhores Virão.

                                    



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)