domingo, 6 de novembro de 2011

Lixo





O caminhão do lixo passa na minha rua três vezes por semana: segunda, quarta e sexta-feira.
Separo o lixo reciclável (papel, vidro, lata, embalagens etc...) do lixo doméstico. Tenho essa preocupação e consciência para com o meio ambiente. Faço parte dele.
Mas a maioria das pessoas não pensam assim, pelo menos a vizinhança. Colocam o lixo nas calçadas de qualquer jeito; não se preocupam em reciclar e têm o péssimo hábito de colocar o lixo em inúmeros saquinhos de supermercado. É a alegria da cachorrada e dos pombos.
Custa separar o lixo e colocá-lo em sacos grandes onde caiba tudo? Assim evitaria a horrenda imagem de saquinhos na calçada e a presença de animais que podem transmitir doenças.
Mas não. O comodismo, a preguiça, a arrogância e ignorância são mais fortes do que a vontade de preservar o meio ambiente, a limpeza das ruas e calçadas e a própria saúde.
Vejo também muita gente colocar o lixo na calçada logo depois que o lixeiro passou. Parecem até que esperam a coleta do lixo ser feita para colocar o seu lixo pra fora!
Será que não dá para esperar até a próxima coleta? É só um dia de espera. Não, não dá.
Vejo as vizinhas piriguetes desfilarem na rua para colocar os saquinhos de lixo do outro lado da calçada. Não colocam na própria calçada, mas na dos outros sim! E isso faz muita diferença para elas.
É um vai e vem de saquinhos segurados nas pontas dos dedos. As piriguetes não estão preocupadas com o lixo produzido em suas humildes residências e sim preocupadas em desfilar e exibir seus belos corpos de fácil acesso aos marmanjos que moram, trabalham ou passam pela rua.
É um lixo de comportamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)