terça-feira, 1 de novembro de 2011

Milharal

É São João, o mês de junho para o nordestino. 
É Santana, o mês de julho para o nordestino.
Época da colheita de batata-doce, jerimum, macaxeira, milho e outras plantações que estão sempre presentes no roçado do sertanejo trabalhador.
A terra do roçado é preparada para receber as sementes que serão plantadas no dia 19 de março, dia de São José, e a colheira será feita em São João e Santana.
São três meses de espera e esperança. 
Chega o dia da colheita e vamos ao roçado. Alguns ficam em casa cuidando do fogo de lenha e das panelas onde serão preparados os alimentos colhidos. Outros arrumam a casa, varrem o terreiro (quintal); é tempo de Santo Antonio, São João e São Pedro.
Chegamos ao roçado e começamos a colher o milho. Espigas com cabelos vermelhos. Há algumas espigas que não crescem e ficam com longos e abundantes fios vermelhos. São chamadas "bonecas de milho".
Essas bonecas são dadas às crianças como um brinquedo. É uma festa.
Andamos pelo milharal. Ora sou carregada por meu avô Paipreto, ora caminho entre o milharal. Aquela imensidão verde, aquele balançar de folhas, aquele dourado do sol refletido nos vermelhos cabelos das bonecas de milho, o vento morno. 
Tudo me encanta e fascina.
O balançar das folhas pelos ventos faz-me pensar que cada pé de milho é um ser. Seres que conversam entre si. Os ventos carregam suas vozes. Paro para ouvir essas vozes. O que dizem?
Os adultos impacientes e apressados não param para ouvir as vozes do milharal; dizem:
"Se avexa menina! Saia do caminho!".
Paipreto me pega nos braços, fica em silêncio, olha à sua volta, anda alguns passos e encontra uma boneca de milho. Meu avô pega a boneca de milho e me entrega. Fico feliz.
Os ventos balançam as folhas do milharal com mais intensidade. Paipreto sorri. Eu também.
Um sorriso feliz por ter ganho uma boneca de milho.
Um sorriso feliz por ter encontrado uma boneca de milho.
Paipreto e eu ouvimos as vozes do milharal.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)