sábado, 21 de janeiro de 2012

Acauã e nomes estrambóticos

Acauã
                                   


Falei agora a pouco sobre o acauã, uma espécie de falcão comum no Sertão.
Mas o interessante aqui é que o nome da ave falconídea sofreu variação e virou nome de gente.
A imaginação e criatividade das pessoas não conhecem limites para suas invencionices.
Temos na família um garoto chamado Kauan e não sei se essa é a grafia correta do nome. Aliás, esse é outro problema de nomes da moda; são tantas maneiras de escrever que muitas vezes precisamos pedir para a pessoa soletrar para que possamos escrever corretamente.
Então temos Kauan, Kauã, Cauã, Kawan, Cawan...E sabe lá Deus o que mais.
Outro nome que sofre inúmeras variações na sua grafia (escrita) é o nome Stephany.
Então temos, ou poderemos ter: Stephanie, Stefany, Stefanie...
Jennifer também: Jennyffer, Jhennyffer...
E essa maldita mania de brasileiro gostar de colocar nos filhos nomes estrangeiros, impronunciáveis e cheios de letras dobradas!
Já vi Kathlyn, Kattyllynn, Khathyllynn...
Meu, tudo bem que gosto não se discute, se lamenta; mas por que não colocar nomes simples e fáceis de falar e escrever? Quem sofre são as crianças que não conseguem escrever o próprio nome.
Já falei sobre isso aqui no Blog da Criança, mas o acauã me lembrou de mais barbaridades. Desculpem.
Para que tanta letra dobrada? Para que dificultar? Acham que isso os farão importantes?
Há alguns anos um primo meu foi pai de um menino, ele já tinha duas meninas, e nós perguntamos ansiosos pelo nome da criança: "Uóxo".
"Como, meu filho?", pergunta mamãe.
Ele ficou sem graça e disse que foi a esposa quem escolheu o nome do menino e depois de muito elucubrar, chegamos à conclusão: "Deve ser Washington".
"Isso mesmo".
De outra feita estou na reunião de Pais & Mestres e pergunto à mãe qual o nome do filho/aluno e ela me diz: "Ruan com H".
Eu começo a escrever e ela toma a caneta de minhas mãos, me olha como se eu fosse uma anta e diz: "É com H, professora!"
Eu não entendo e ela escreve: "HRUAN".
Juro por Deus!.
Outra atrocidade cometida é a versão feminina de nomes masculinos para casais de irmãos; parece até que estão formando duplas caipiras: Kauê e Kauane ou Kauan e Kauane. Onde raios foram buscar tanta criatividade?!
Em uma sala de aula havia quatro alunas com nomes iniciados pela letra T: Tauane, Tayane, Talyane, Taylane.
Devo ter falado aqui, mas falo de novo: Portugal e França têm leis que proíbem nomes estrambóticos e cheios de letras dobradas e seria bom se essas leis "pegassem" por aqui também. 
Nomes simples são mais bonitos e...simples!


                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)