sábado, 21 de janeiro de 2012

Previsão Meteorológica no Sertão

                                             


A chuva continua aqui em São Paulo e a seca no Rio Grande do Sul e no Nordeste.
Assistia ao Globo Rural e vi uma reportagem sobre alguns senhores que se uniam em um determinado local do Sertão Nordestino para fazerem previsões meteorológicas.
Escrevo Sertão e Nordeste com letras maiúsculas porque maiúscula é a importância que esse canto seco esquecido por Deus e pelos homens tem para mim.
Causa-me forte emoção rever meu Sertão mesmo que seja pela TV.
Sim...
Os senhores faziam seus rituais tradicionais para saber se o inverno seria bom ou não. Para o nordestino o inverno é a estação das chuvas e não do frio propriamente dito. Inverno no Sertão é época de plantio e colheita farta. Prepara-se a terra e planta-se no dia 19 de março, dia de São José e a colheita é feita entre São João (junho) e Santana (julho).
As previsões são feitas das mais variadas formas e geralmente envolvem elementos da própria Natureza. O canto dos pássaros, o surgimento de espécies que normalmente não ficariam ali caso o tempo não fosse bom, a Asa Branca (espécie de pomba) que se bater asa do Sertão é sinal de seca braba e por aí vai.
Paipreto, avô José e meu povo antigo tinham suas superstições e rituais para fazer as previsões do tempo. Eles colocavam punhados de sal em uma superfície e de acordo com tempo de absorção de água pelo sal saberiam se os meses vindouros seriam chuvosos ou não.
Outra ave tida como agourenta é o acauã. Se ela cantar em cima de uma árvore seca é sinal de sofrimento no Nordeste, mas se ela cantar em cima de uma árvore florida, é sinal de chuva e alegria.
Se o mandacaru começar a florir é sinal de chuva, de tempos bons.
Tudo isso pode parecer bobagem e sem fundamento científico para alguns, mas é levado muito a sério para quem vive o drama da seca no Sertão.
E eu desejo que cantos alegres se espalhem pelo Sertão e por todos os cantos.
Amém.
                                          

                                              


                                               





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)