quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ar Condicionado

                                            


Mamãe usava uma expressão só dela para dizer que algo não era bom, não a fazia bem. Ela dizia: "Não me dou-me com isso".
Eu digo o mesmo em relação ao ar condicionado. 
Sempre que fico algum tempo em ambiente com com ar condicionado, saio de lá com dor de cabeça e nariz entupido. 
Fiquei um tempão na Farmácia Alto Custo, depois no consultório médico e depois na loja onde presenciei a cena dantesca. Todos os lugares que fui/vou estão com seus aparelhos ligados no máximo e o ambiente fica até gelado. Uma senhorinha que conversava comigo enquanto aguardávamos nossa senha pediu ao segurança que desligasse ou moderasse a temperatura; estava muito frio.
Não me dou-me com ar condicionado.
O choque térmico é o problema. Saímos de um calorão, entramos numa fria, literalmente, e voltamos ao calorão. Como dizia minha avó Mãevelha: "Isso ofende os pórmão (pulmões) da pessoa!". No meu caso, ofende (prejudica) minha cabeça e começam os "ites"(inflamação + infecção): rinite, sinusite, meningite. Já tomei um bocado de antibiótico e sou suscetível à infecções devido à fístula liquórica (complicação presente em cirurgias de base de crânio. É necessário abrir passagem pela meninge, camada que envolve o cérebro,  para se chegar até o tumor. Essa passagem fica aberta e daí perde-se líquido cefalorraquidiano).
Já fiz uma cirurgia para a correção de fístula liquórica mas foi destruída pela radiação da Radiocirurgia. Terei que fazer outra. Minha Nossa Senhora das Candeias, iluminai meus caminhos!
A parte chata das cirurgias na/de cabeça são o incômodo e o desconforto do pós operatório. Claro, toda cirurgia gera um desconforto, mas acho que incomoda mais quando é na cabeça/cérebro.
Não consigo encontrar uma posição confortável para deitar e apoiar minha cabeça sem que doa. É difícil respirar com o tampão entre a boca e o nariz para recolher sobras da cirurgia. Toda a cabeça e o rosto doem.  
Mas se é um caminho que preciso percorrer...Irei.
Tem sempre gente boa comigo. Graças a Deus.


Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Oxum


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)