terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Lundu

                                              


Lundu é uma dança sensual trazida pelos escravos de Angola.
Meu bisavô Francisco era negro, filho de escravos.
Meu bisavô usava a palavra lundu (ou lundum) para descrever um dengo, uma manha, uma birra de criança e até de gente grande também.
Se algum de nós nos recusássemos a comer, a obedecer ou fizéssemos qualquer malcriação, o bisavô nos dava suas broncas da maneira mais doce possível: "Oxe, meu filho. Deixe de lundu, deixe".
Não tínhamos a mesma sorte e moleza com bisavó Gina, Mãevelha e mamãe. O couro comia mesmo!
Lembrei disso hoje ao ver o excesso de lundu de minha gataiada. Não sei se é a mudança de lua, do tempo; não sei. Só sei que estão todos manhosos de mais, com muito lundu mesmo.
E eu os trato com a mesma doçura de meu doce bisavô Francisco.


                                                  


                                               





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)