sábado, 14 de janeiro de 2012

Tio Erasmo

                                             


Tio Erasmo era irmão de avó Mariana.
Tio Erasmo era galego, tinha pele claríssima, cabelos loiros avermelhados, bochechas rosadas e olhos azuis. Parecia um Papai Noel perdido naquele sertão pernambucano.
Para nós, galega é toda pessoa de pele, olhos e/ou cabelos claros.
Tio Erasmo era gordinho, ou forte, como dizemos no Nordeste.
Tio Erasmo era ágil, lépido e fagueiro. Conseguia subir no muro, no coqueiro, nas coisas. Subia rápido que nem um gato.
Numa viagem minha com mamãe a Pernambuco, fomos à casa de Tio Erasmo e lá chegando me encanto com um coqueiro carregado em seu quintal.
O tio percebe meus olhares de desejo para o coqueiro e diz: "Mas tu tá é namorando esses cocos, num tá não?".
"Estou sim, tio. O senhor pode pedir para um dos meninos da vizinhança subir e pegar um coco para mim?"
"Oxe. Que menino o quê, minha filha! Carece não. Eu pego o coco pra tu".
E fiquei surpresa ao ver o tio subir rapidamente e habilmente no coqueiro e em segundos descer com alguns cocos para mim.
"Caramba, tio. O senhor consegue subir sozinho! Sem nada?!".
Tio Erasmo já estava com mais de 70 anos e ligeiro que nem menino novo.
Deixamos a casa do tio e prosseguimos com nossa viagem.
Voltamos a São Paulo e alguns meses depois Tio Erasmo foi ao encontro de avó Mariana.
Ele dissera ao me ver: "Mas tu se parece demais com minha irmã Mariana. Alta e alva que nem ela".
Avó Mariana foi levada muito cedo pela Acromegalia.
Tio Erasmo foi levado pela pressão alta.
Cuidemos de nossa saúde.


Beatriz. Galega alva igual a Tio Erasmo e avó Mariana
                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)