segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vergonha Política

                                             


O brasileiro parece que gosta mesmo de sofrer. 
Gosta de sofrer para ter do que reclamar e no dia que não sofre e não reclama, não dorme.
Exemplo claro disso é a política de nosso país.
A corrupção corre solta e ninguém faz nada. O povo não sai às ruas para protestar seriamente e derrubar esses políticos corruptos. Protesta contra a presença da polícia na USP. Ridículo. A polícia garante segurança em uma área perigosa. Mas preferem a polícia fora para poderem fumar seus cigarrinhos do capeta em paz. 
É sempre a mesma história: denúncia, CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), investigação, ninguém vai preso, se vai logo é solto e no fim tudo acaba em pizza!.
O povo brasileiro parece que está acostumado à corrupção; está anestesiado e hipnotizado pelo mantra: "Mas todo político é corrupto mesmo".
Mas parece que há um vírus altamente contagioso na política brasileira. O candidato pode até ter boas intenções, mas ao entrar na corja política, acaba se contaminando e se tornando um deles. Mais um ladrão, mais um corrupto, mais um que superfatura obras, mais um...apenas mais um. "E tudo tem que virar óleo pra por na máquina do Estado", já diz a inteligentíssima letra e canção da música "Desordem" dos Titãs.
Isso é triste para um país que tem pretensões de ser uma das primeiras economias mundiais.
Teria chance, basta ver o caos político e econômico que assola a Europa e a cambaleante economia norte americana.
Isso me faz lembrar daquela piadinha infame que diz: "Mas o Brasil é um país maravilhoso. Não tem terremoto, furacão, tsunami...É, mas olha o povinho que botaram lá!".
E o povinho vota em políticos mais povinho ainda.
Se merecem.
Se há corrupção é porque permitimos. Não agimos. Nos conformamos.
Assistimos reportagens sobre roubalheira e corrupção e dizemos: "Que país é esse?". Mas logo após a reportagem sobre corrupção vem uma reportagem sobre um tema mais agradável e assim o brasileiro esquece o que viu antes. Coincidência? Acaso? Sei não.
E o povo reclama...
Mas de quem é a culpa pelos políticos que estão lá no Congresso?
Do povo!
Quem é que vota e elege esses políticos?
O povo!
Assisto ao programa CQC da Band e me envergonho e entristeço com as respostas evasivas e a burrice escancarada da maioria dos políticos que não conhecem nem o mapa do próprio país!. 
São todos "doutô" e "otôridade".
Aumentam seus salários num piscar de olhos enquanto o salário mínimo continua mínimo.
Queria ver esses políticos andar de transporte público, ganhar salário mínimo, educar seus filhos em escola pública, trabalhar de verdade oito horas por dia e de segunda à sexta.
A política brasileira parece que virou garantia de salário para jogadores, famosidades de programas de Reality Shows, de mulheres frutíferas e desfrutáveis, de pseudo cantores,de velhos coronéis disfarçados de tradição, de ex atletas e tristemente de palhaços analfabetos.
Os caras estão ficando velhos para atuar no que atuavam antes, perdem o interesse que a população tinha neles, se aposentam e para garantir o rico dinheirinho no fim do mês fazem o quê? Se candidatam, se elegem e garantem dinheiro na sua gorda conta bancária.
Já ouvi absurdos fúteis do tipo: "Vou votar no candidato X porque ele é mais bonitinho que o candidato Y".
Os ex alguma coisa transformados em políticos vestem seus terninhos e usam óculos para dar-lhes um ar intelectual. Só aparência. Como dizia meu avô Paipreto: "Só sabe do ó porque senta em cima".
Queria saber se esses políticos leram algum livro? Leem jornais e revistas?
Pra quê? 
O rico salário já está garantido, é só participar de uma reuniãozinha ou outra e pronto. Trabalho feito.
E enquanto isso o povão se lascando para pagar suas contas, sustentar seus filhos, entrar no buzão e no metrô lotados e almoçar marmita requentada. Às vezes recebem "tique refeição"  (ticket) mas os vende para ajudar no orçamento doméstico.
Tenho vergonha da politica e dos políticos brasileiros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)