quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Insetos e Inseticida

                                          


No calor os insetos saem de seus esconderijos e vêm nos atacar. O pior deles é o pernilongo, que além de picar, ainda faz aquele irritante barulho no ouvido da gente.
Papai chegava do trabalho e espalhava inseticida pela casa toda. Na época tínhamos um troço chamado bomba de fritz ou flitz. Já falei sobre isso aqui.
Eram raros e caros os inseticidas em práticas latas de spray e por isso comprávamos o inseticida em latas de meio litro e depois despejávamos na tal da bomba de fritz.
Lembro das marcas da época: Detefon e Baygon líquidos e o SBP spray. Chiquérrimo. Meu sonho era fazer igual a moça do comercial; apertar o botão da lata e espalhar o inseticida pela casa.
Um dia Mãevelha me manda ir ao mercadinho para comprar inseticida, mas ela não sabia falar a palavra inseticida e dizia remédio ou veneno para muriçoca. Ela disse: "Olhe, tu peça remédio pra matar muriçoca, visse?"
Eu chego ao mercadinho e fico com vergonha de usar as mesmas palavras que Mãevelha disse, então olho em volta e procuro pela já familiar lata de inseticida das marcas Baygon ou Detefon. A moça do mercado percebe que procuro por algo e pergunta o que eu quero: "Quero remédio para matar muriçoca"
"O quê?".
Repito e ela diz que não tem o que procuro e me aconselha a voltar para casa e perguntar direitinho para minha mãe o que foi que ela me mandou comprar.
"Minha mãe está no trabalho. Foi minha avó que me mandou vim aqui".
Eu não queria voltar para casa com as mãos vazias, sabia que a surra seria garantida e mais os adjetivos e os sermões. 
A moça do mercadinho me pede para repetir exatamente o que minha avó disse: "Remédio pra matar inseto, barata, purga e muriçoca".
"Você não é daqui, né?"
"Não".
"O que são purga e muriçoca?"
"Acho que é pulga, aquilo que todo cachorro tem. E muriçoca é aquele inseto que chupa o sangue da gente e faz barulho".
Ela me conduz ao corredor do inseticida e aponta para várias latas de Baygon  e Detefon. Vejo a embalagem esverdeada com a imagem de vários insetos e digo, aliviada: "É esse mesmo! Graças a Deus!"
"Você vai levar Baygon ou Detefon?"
"Qual deles serve para matar muriçocas?"
"Todos servem para matar vários insetos. Pernilongos também".
Mas pernilongo lembrava Pernalonga, o coelho esperto do desenho animado.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)