sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fístula Liquórica

                                                 




As dores de cabeça vão e vêm. 
Tenho tido bons dias e outros nem tanto.
Já deveria ter feito a cirurgia para a correção de fístula liquórica desde o ano passado, mas a cada data agendada, um problema novo surge e/ou é criado.
O convênio embaça, inventa desculpas e procura chifre em cabeça de cavalo, como diria mamãe.
Eu fico hipertensa e/ou pego infecções e lá se vão mais semanas ou até meses tomando antibióticos.
Volto a trabalhar  e fico ruim.
Volto ao médico, faço exames e pego laudos.
Levo exames e laudos aos médicos peritos e sou observada por alguns deles como uma pessoa que não quer trabalhar. É exatamente o contrário. Adoro trabalhar, adoro minha escola, meus alunos terríveis.
Não sei quais parâmetros são usados pelos distintos médicos peritos; para umas pessoas eles dão o maior prazo possível e para outras negam, fazem piadinhas, tratam mal.
Será que nos julga pela aparência? Se for assim, "si ferrei", como diz meu irmão Naldão, aquele de saúde e português perfeitos.
São na sua maioria médicos mal educados e mal humorados, mas posso apostar que em seus consultórios pagos e caros, devem tratar a todos com muita educação.
Voltando ao convênio...
Em uma de minhas muitas internações me direciono ao balcão do atendimento no hospital e entrego carteirinha e documento de identidade; a simpática atendente pergunta: "Qual o motivo da internação, senhora?"
"Cirurgia para correção de fístula liquórica".
"Que?"
"Cirurgia, cérebro, sabe?"
"Ah, não vai estar liberando não; essa cirurgia é muito cara".
"Vai sair do seu bolso?"
Subo para o quarto e me preparo para a cirurgia; respondo às perguntas de praxe e aguardo o anestesista vim falar comigo. Nesse ínterim o neurocirurgião vem me ver e pergunta se estou bem, não estou. Pressão altíssima e remédio debaixo da língua. O neurocirurgião cancela a cirurgia e remarca outras tantas vezes, mas temos que aguardar a autorização do convênio e nesse meio tempo eu fico suscetível à infecções, dores de cabeça, sangramento nasal e outros problemas.
Corrigindo essa bendita fístula liquórica eu ficaria livre das dores de cabeça que são causadas em sua maior parte exatamente pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano, a fístula liquórica, em minha cabeça. O correto é esse líquido circular pela espinha e pelo cérebro, mas no meu caso ele fica acumulado na região frontal/nasal e causa rinite, sinusite, infecções e inflamações.
Algumas vezes as dores ficam tão fortes que perco parte da visão e sangue pelo nariz. 
Mas eu tenho que estar aguardando o convênio estar liberando para o médico estar realizando a cirurgia e eu estar ficando boa.
Amém.


                                                

2 comentários:

  1. estive nessa situação,no meu caso graças a Deus fui encamunhada mto rapido ao lugar certo e aos medicos certos.teve inicio essa fistula em inicio de maio e dia 25/06 ja fiz a cirurgia.Entre em contato com o neurocirurgiao Dr.Carlos Alberto Matozzo ele atende em seu consultório no hospital Marcelino Champagnat em Curitiba,fazendo parte de sua equipe o Dr.Carlos Augusto Maeda otorrinolaringologista,marque uma consulta,nao perca mais tempo com esse problema,hj estou no terceiro dia pós cirurgia e estou me sentindo cada dia melhor.um abç

    ResponderExcluir
  2. Adorei as explicaçoes,e a experiência do anônimo, obridado!

    ResponderExcluir

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)