segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mesmo assim

Acabo que pegar meus exames trimestrais; são exames que faço para poder pegar o remédio Sandostatin-LAR (acetato de octreotide).
O remédio é usado no combate/controle da Acromegalia e por se tratar de um remédio caro, é necessário a realização de exames a cada três meses, relatórios médicos e preenchimentos de fichas e papeladas burocráticas. É rotina. É normal.
A dose que tomo, 20mg, custa aproximadamente R$ 6.000.00 (seis mil reais) e segundo o pessoal da Farmácia Alto Custo, é feita auditoria mensal na farmácia para saber quantas doses do remédio foram distribuídas, que médicos as receitaram e que pacientes as retiraram. Tudo para evitar fraudes e abusos. Em 2010 lembro-me de dois assaltos consecutivos à Farmácia Alto Custo de um bairro da zona sul de São Paulo. Em duas semanas foram levadas verdadeiras fortunas em remédios. Alguns medicamentos puderam ser salvos, mas aqueles que necessitam de refrigeração, como o Sandostatin-LAR,  não puderam ser. Foi prejuízo financeiro e mais ainda para a saúde dos pacientes que dependem desses remédios. 
Mas eu falava do resultado dos meus exames mais recentes.
Bom...
Os resultados não são lá muito animadores; os níveis de GH (Growth Hormone - Hormônio do Crescimento) estão ainda altos e isso quer dizer que o tumor está em atividade. Mesmo com cirurgias, radiocirurgia e remédios, a "porquêra" da Acromegalia está na ativa. 
Cacete do Padre Inácio!
Mas lembro que estou viva e tem gente em pior situação. Agradeço por estar viva e peço por essas pessoas. Como dizia mamãe: "Deus sabe o que faz e a gente não sabe o que diz".
Não sei se fico triste ou chateada ou os dois juntos. Não sei se deveria me conformar e aceitar, pois todo o tempo é assim; sejam exames trimestrais, mensais, de imagem, de sangue...Não importa. Todo exame que fizer lá estará a Acromegalia marcando presença no tumor de meu cérebro e nos achaques do meu corpo. Cansaço, diabetes, hipertensão, artrose, cabeça "fervente".
Falei hoje com o endócrino e ele me disse para ir vê-lo amanhã. Falo direto com meus médicos, pois se eu ligar para as secretárias/recepcionistas deles, irão dizer para "estar ligando depois para estar marcando para o fim do mês começo do outro". Mas o problema é que "vou estar precisando ver meu médico para estar levando os exames para estar pegando o remédio para estar controlando a Acromegalia".
A doença do português ruim é pior que a doença do crescimento. Jesus!
É isso aí.
Vou agora ao laboratório, depois à clínica oftalmológica e esta semana ainda vou tomar a terceira e última dose da injeção no joelho (artrose). Depois mais exames para verificar a evolução do quadro. E depois de ver o endócrino irei à Farmácia Alto Custo com a papelada e exames para pegar o remédio. Ufa!
Esse mês também tem retorno ao trabalho - Oba!!! 
Acho que sou uma das poucas pessoas que gosta de trabalhar. Ah... e dia 21/01 tem cirurgia marcada para correção de fístula liquórica. Vamos ver se agora sai e tudo vai dar certo.
Vai sim. 


                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)